ANATEL e a “fake news” Estatística

A estatística serve a dois senhores, assim como o Direito. Tanto pode condenar, como inocentar, com base em um fato único.

Recentemente, a ANATEL vangloriou-se de uma queda de 22% nas reclamações naquela agência. Ressalte-se que houve aumento no grupo “Outros”, onde se inclui a própria ANATEL. Confesso que gostaria de ter acesso aos dados crus, mas na falta deles posso especular.

É certo que o serviço prestado pelas operadoras melhorou um pouco ao longo dos últimos anos, mas não há nada no último semestre que possa justificar esse queda de 22%, exceto o subterfúgio criado pela ANATEL que levaria exatamente a essa queda e ao aumento de reclamações contra a própria ANATEL.

E o que ela fez? Passou a exigir que o consumidor, que já era mal-tratado no primeiro atendimento das operadoras, passasse a recorrer à Ouvidoria da operadora antes de aceitar sua reclamação naquela Agência. Ora, as justificativas são pífias diante da confirmação de que isso iria prejudicar ainda mais o atendimento inicial.

Esse foi o milagre, reduziram as reclamações simplesmente dificultando a sua abertura. É a estatística das fake news.

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