Magazine do InoX & Mercado Pago

Relacionamento sólido ou amancebado?

A quarentena é para reforçar relações e não para buscar amantes. Problemas novos exigem a busca de alternativas. Aparente antagonismo.

A questão da ineficiência dos Correios ficou evidente nesta pandemia. Então, queríamos a entrega por transportadora, mas a loja onde comprávamos, por mais fiel que nos tenha sido, não oferecia essa alternativa.

Encontramos o MAGAZINE DO INOX. Site com baixo nível de navegabilidade, além de lento, mas que fazia entrega pela TOTAL EXPRESS, que tem se mostrado eficiente nestes tempos.

Parcerias boas, bons negócios! Depois de penar para escolher os produtos e concluir a transação, recebi um aviso da minha operadora de cartão de que a transação estava aprovada.

Só que não! Eu não contava com o outro parceiro da loja, o MERCADO PAGO(MP), onde tenho conta desde sua fundação – muito depois da abertura, há 18 anos, de minha conta no MERCADO LIVRE(ML).

O MP enviou um e-mail pedindo validação de dados, mesmo depois da aprovação do cartão de crédito. Como eles têm os dados de minha conta, devem ter identificado alguma divergência mínima, de telefone ou e-mail (eis que nome, CPF, endereço são os mesmos há pelo menos 26 anos).

O link para validação, recebido no e-mail, me enviou para um servidor de IP diferente do MP onde tenho a conta. Pediu que eu informasse um celular para envio de um SMS, cujo texto era taxativo: “não informe esse código, ninguém do MP irá pedi-lo”.

Além disso, como tenho ativada a autenticação de dois fatores no grupo ML, não entendi o motivo de não recorrerem a ela e optarem por um caminho de validação tão claramente inseguro aos olhos do consumidor.

Ora, diante das dúvidas quanto ao interlocutor, optei por não continuar a validação de meus dados.

Este é mais um exemplo de que como um intermediário para transações pode, na verdade, assumir a soberba de indispensável e se tornar um inibidor de negócios.

No final de tudo, só o MAGAZINE DO INOX perdeu, pois eu consegui os mesmos produtos por preço inferior. E parte deles no ML, cujas transações são – ironicamente – intermediadas pelo MP, que, dessa forma, conseguiu direcionar ao grupo ML uma receita maior.

Nesse contexto, um mesmo parceiro pode se dedicar ou não à uma relação, dependendo a quem deve fidelidade, sendo ou não amante.

E quem tiver juízo optará pelas as relações consolidadas, sem se aventurar e sem novos aborrecimentos.

Editado em 16/07/2020:
Hoje recebi resposta do Mercado Pago (MP), com a sugestão de que, para evitar desaprovação de transações, eu deveria me cadastrar em todos os parceiros do MP com o mesmo e-mail que uso no MP.

A sugestão não merece e nem precisa de comentários, mas confirma o que eu disse: o MP, como intermediário de negócios, está se especializando em afastar negócios. O Pagamento Digital/BCash!, teve essa fase arrogante e de gigante ficou miudinho.