MERCADO LIVRE E A MODALIDADE DE ENVIO “FULL SHIT”

Um amigo metódico se defendia dizendo que “quando erra, quem é rápido faz mais merda que qualquer outro”.

Apesar de citação deselegante, é de cristalina clareza. O Mercado Livre não é só um gigante, mas um gigante rápido, algo raro. Porém, dentre as inovações que nos apresentou, trouxe o tal “ENVIO FULL”, que conjuga envio integrado, rápido, barato e com itens faltando ou errados.

Por trás, uma ótima ideia de logística, que, segundo explicação no próprio ML, usa seus armazéns para a estocagem dos produtos ofertados, permitindo a expedição de itens de variados lojistas é num mesmo frete e de forma rápida, eis que a localização dos armazéns também é estratégica.

Contudo, um olhar mais experiente do projetista desse modelo poderia ter antecipado o seu ponto fraco, dado que, na modalidade normal, o produto é expedido por quem o vende e o conhece, o que não ocorre no “Envio Full”.

Pois bem, esqueceram de considerar as pessoas nessa equação. Preparar quem seleciona os produtos para envio, impor metas que não prejudicassem a seleção adequada entre itens comprados e enviados e impor um controle de qualidade.

Um coisa é certa: o inventário desses armazéns nunca vai bater.

Sou cliente do ML desde 2002. Em 2001, na abertura de um curso de Marketing, no qual lecionei, lembro-me que o Coordenador perguntou se alguém tinha coragem de comprar algo pela internet – pergunta adequada à época. Respondi que sim e, questionado, que já havia comprado de CD a geladeira.

A questão envolvia o risco de comprar e não receber – já que havia pouca regulamentação e muitas empresas estavam chegando à internet sem ter, sequer, tradição no varejo físico.

Eu comprava, mas só em lojas renomadas e após algumas checagens. Hoje, os riscos mudaram. As compras que fazemos pela internet se avolumaram e diversificaram: é mercado, padaria, eletro, farmácia, até certificado digital e tudo mais.

Nem dá para pensar no caos, perda de tempo e retrabalho que teríamos se cada um desses começasse a entregar errado onde você já havia investido tempo em escolher e comprar. Um ou outro erro é sempre razoável.

Neste mês de março, fiz 36 compras no ML. Apenas na última semana tive problemas em 3 pedidos com ENVIO FULL, comprei: engates rápidos de mangueira, recebi emendas rápidas; esguicho com kit de conexões, recebi só o esguicho; Seis cabos HDMI de 0,5 metro, recebi cabos de 2 metros.

Esse é o risco do ENVIO FULL, quem envia não conhece ou está desmotivado ou está pressionado ou tudo isso. Essa modalidade está se transformando, para nós, em FULL SHIT. Definitivamente, NÃO RECOMENDO!