ANATEL não é para consumidor

A ANATEL, como a maioria das agências reguladoras, tende a proteger os regulados, seja por comodismo, seja por lobby daqueles, seja pelo mimimi das operadoras e etc.

A novidade é que dá agora mais uma facada no consumidor, indicando que o bastião para este é o portal Consumidor.gov.br.

Ao exigir que o consumidor tenha um protocolo da Ouvidoria da operadora para abrir uma reclamação na agência, a ANATEL estaria dando à operadora a oportunidade de que uma instância administrativa superior resolva o problema.

Lindo! Não fosse a medida uma conivência com a displicência das operadoras no atendimento massivo. Em lugar de regular melhorias para um atendimento inicial primoroso, a ANATEL protege as falhas destes ao forçar o consumidor a reiterar uma solução administrativa na empresa. Gastando sua paciência e seu precioso tempo, para dizer duas vezes a mesma coisa para a mesma pessoa jurídica.

Além, disso, convenhamos, as reclamações abertas na ANATEL deixaram, há muito tempo, de serem preocupantes para as operadoras.

Ao consumidor, portanto, restam o portal Consumidor.Gov.Br e o poder judiciário. Tomara que este perceba esse ambiente de compadrio e passe a dosar suas sentenças tendo-o em conta.