MERCADO LIVRE E A MODALIDADE DE ENVIO “FULL SHIT”

Um amigo metódico se defendia dizendo que “quando erra, quem é rápido faz mais merda que qualquer outro”.

Apesar de citação deselegante, é de cristalina clareza. O Mercado Livre não é só um gigante, mas um gigante rápido, algo raro. Porém, dentre as inovações que nos apresentou, trouxe o tal “ENVIO FULL”, que conjuga envio integrado, rápido, barato e com itens faltando ou errados.

Por trás, uma ótima ideia de logística, que, segundo explicação no próprio ML, usa seus armazéns para a estocagem dos produtos ofertados, permitindo a expedição de itens de variados lojistas é num mesmo frete e de forma rápida, eis que a localização dos armazéns também é estratégica.

Contudo, um olhar mais experiente do projetista desse modelo poderia ter antecipado o seu ponto fraco, dado que, na modalidade normal, o produto é expedido por quem o vende e o conhece, o que não ocorre no “Envio Full”.

Pois bem, esqueceram de considerar as pessoas nessa equação. Preparar quem seleciona os produtos para envio, impor metas que não prejudicassem a seleção adequada entre itens comprados e enviados e impor um controle de qualidade.

Um coisa é certa: o inventário desses armazéns nunca vai bater.

Sou cliente do ML desde 2002. Em 2001, na abertura de um curso de Marketing, no qual lecionei, lembro-me que o Coordenador perguntou se alguém tinha coragem de comprar algo pela internet – pergunta adequada à época. Respondi que sim e, questionado, que já havia comprado de CD a geladeira.

A questão envolvia o risco de comprar e não receber – já que havia pouca regulamentação e muitas empresas estavam chegando à internet sem ter, sequer, tradição no varejo físico.

Eu comprava, mas só em lojas renomadas e após algumas checagens. Hoje, os riscos mudaram. As compras que fazemos pela internet se avolumaram e diversificaram: é mercado, padaria, eletro, farmácia, até certificado digital e tudo mais.

Nem dá para pensar no caos, perda de tempo e retrabalho que teríamos se cada um desses começasse a entregar errado onde você já havia investido tempo em escolher e comprar. Um ou outro erro é sempre razoável.

Neste mês de março, fiz 36 compras no ML. Apenas na última semana tive problemas em 3 pedidos com ENVIO FULL, comprei: engates rápidos de mangueira, recebi emendas rápidas; esguicho com kit de conexões, recebi só o esguicho; Seis cabos HDMI de 0,5 metro, recebi cabos de 2 metros.

Esse é o risco do ENVIO FULL, quem envia não conhece ou está desmotivado ou está pressionado ou tudo isso. Essa modalidade está se transformando, para nós, em FULL SHIT. Definitivamente, NÃO RECOMENDO!

Deixe um comentário