Pesos de papel com Sony Xperia Z3 e Z3+

tijolo3Em outubro/2015 meu filho comprou um Z3 Dual. Em dezembro também resolvi testar o Xperia e comprei um Z3+. Ao final de janeiro/2016 ambos viraram peso de papel.

Aí você pergunta: porque não acionaram a garantia? Não é o caso e a decepção foi tão grande que não queremos mais Sony.

O dele trincou a tela, problema crônico já relatado por muitos usuários na web. O meu, frustação total. Fiz uma viagem e tive que recorrer ao smartphone da minha mulher todas as vezes que queria fotografar, pois o superaquecimento do Z3+ impedia a realização de fotos. É realmente non sense você tirar o smart do bolso querendo aproveitar um momento que não vai se repetir e ele nega fogo.

O irônico é que, quando pesquisei sobre o modelo, achei ótimo o botão exclusivo para acionar rapidamente a câmera, que, segundo a propaganda, é para você não perder nenhum momento da sua vida. Ledo engano, ele funciona, mas só para avisar que a câmera será desligada para esfriar.

Eu o carregava no bolso e tenho a impressão de que ele não se desligava, ou ligava/desligava constantemente, gerando o aquecimento excessivo. Não é um problema do bolso, pois esses aparelhos devem ser projetados para serem guardados ali, onde uma boa parte das pessoas os deixam.

Depois disso, os botões de comando começaram a sumir ou a aparecer parcialmente, num verdadeiro jogo de gato e rato. Irritante.  E vale o comentário para outras marcas: o uso dos botões de comando na tela reduzem seu tamanho em quase meia polegada durante a maior parte do uso. Compre 5″, leve 4,5″.

Li que alguns pequenos tombos, mesmo de 30cm, são suficientes para trincar a tela do Z3 e aí ganha importância o péssimo formato do aparelho, que vive tentando escorregar das mãos. A posição dos botões também é péssima.

A Sony parece boa em TVs e notebooks. No início dos anos 2000 tive um embate com eles por conta de uma câmera digital que tinha problema no sensor de CCD que, simplesmente, “borrava” as fotos até sumir de vez. Apesar de um recall mundial, eles se recusaram a consertar a minha câmera, que havia sido comprada no exterior.

Com isso, eu disse que nunca mais teria produtos Sony e consegui manter a posição por mais de uma década. Aos poucos, os filhos foram crescendo e me dobraram. Retornei à marca, mas aprendi que quem trai uma vez, vai trair sempre a sua confiança. E a Sony sabia do problema de superaquecimento, lançou um update que não resolveu o problema, mas continua empurrando seu produto.

Enfim, a Sony não está conseguindo ganhar seu público, que ainda recorre a ela na esperança de ter um produto de qualidade e que acaba comprando um mero peso de papel. Na prática, não vejo diferença entre ela e aqueles vendedores da web que mandam um tijolo no lugar do smartphone. O resultado é o mesmo.

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Hoje, 25/02/2016, recebi convite e participei de uma pesquisa enorme, mal formulada, mal desenhada e, por isso, com textos desnecessariamente repetitivos. Enfim, chata, que levou quase meia hora para ser respondida. Fiquei cansado e o questionário só reforçou minha opinião de que a Sony está perdida e deveria deixar de fabricar smartphones para focar no que ainda sabe fazer. É triste ver gente empenhada, mas sem condições de competir.

Quando o assunto é Sony Mobile as surpresas não param! Hoje, respondendo a um amigo, descobri que eles não têm assistência técnica no Rio de Janeiro.
Por chat descobri que há uma assistência técnica a 40Km da minha casa… e não moro mal. São 160Km de chão se tudo der certo e só forem necessárias duas idas(e voltas). Essa assistência técnica não atende telefone e quando se usa o próprio site do grupo para fazer contato por email, o email retorna dizendo que o destinatário não existe!!!??????? Ora, mas o remetente – que é o site  deles – não é o mesmo destinatário? Parece software bugado da Sony…